A Jornada do Cliente

Utilizado desde o século 19, o modelo AIDA da jornada do cliente é ainda hoje aplicado com sucesso para entender o comportamento das pessoas no processo de compra.

Você sabia que muitas das técnicas utilizadas ainda hoje para produzir filmes, livros, novelas e séries vieram de conceitos elaborados pelo Teatro Grego, por volta do ano V antes de Cristo?

Conhecimentos com tamanha relevância não envelhecem, não importa se você está falando para uma platéia lá na Grécia antiga ou para os seus seguidores/clientes no Instagram.

O mesmo acontece com o conceito de marketing chamado “Jornada do Cliente". Muito já se evoluiu no estudo para entender como os consumidores se comportam em um processo de compra, mas as primeiras pesquisas deste modelo foram relatadas já em 1904.

Tá bom, mas o que isso tem a ver com o seu business e com o seu Instagram?

Conhecer de forma básica as etapas que o cliente percorre desde o momento que entra em contato com a sua marca/produto/serviço até a hora em que decide comprar algo vai te ajudar MUITO na hora de se comunicar com este cliente e fazer com esse caminho seja o mais curto e eficiente possível.

Pense que você pode aplicar este modelo AIDA para qualquer área do seu business que "converse” com seu cliente: seu website, suas redes sociais, e até sua loja física.

Screen Shot 2021-10-14 at 10.15.45 AM.png

A primeira etapa da Jornada do Cliente é a ATENÇÃO. Neste momento, o cliente está, pela primeira vez, começando a buscar algo que precisa (ou simplesmente passeando pelo feed dele no Instagram). O que você precisa fazer para ser notado? Primeiro de tudo: estar onde seu cliente está! Faça sua marca chegar aos olhos de seu público-alvo! Pode ser com campanhas pagas, participando de eventos ou grupos no Facebook. Quem não é visto não é lembrado!

Passo 2: INTERESSE! Mais do que fazer propaganda sobre o que VOCÊ vende, o foco aqui é mostrar como o seu produto ou serviço vai resolver a vida do CLIENTE! Mostre os benefícios do seu produto, mostre as “dores" que ele resolve, como o produto/serviço vai transformar (para melhor) a vida daquela pessoa.

Agora, o cliente deve ser levado para a fase do DESEJO. Chegou o momento de fazer uma “conexão emocional" com o cliente para que ele saia da fase “gosto" para a fase “quero"! Mostre como o cliente vai “ficar bem" usando ou comprando o que você vende. Explore relatos de outras pessoas que já compraram de você e as transformações que você proporcionou para elas. Imagens caprichadas ajudam muito nessa hora!

Despertou o desejo, missão cumprida?

Não!

Falta ainda a última (e MUITO) importante etapa: a AÇÃO. É papel seu mover o cliente para pular de uma etapa para outra e na última não poderia ser diferente. Chame o cliente para a ação, dê um MOTIVO para ele dar o passo final. E como você faz isso? Sendo objetiva e usando palavras simples de comando:

Compre agora! Desconto até amanhã. Entre em contato por email, faça já o download gratuito.

Vale lembrar novamente: é você que precisa fazer com que o cliente avance de um estágio para o outro nessa jornada! É isso que vai fazer a pessoa comprar de você e não de seu concorrente.

Aqui na Meraki, eu e a Débora usamos o modelo AIDA para desenvolver o serviço da Análise de Perfil, onde identificamos, com base na Jornada do Cliente, os 9 pontos que sua conta do Instagram precisa ter para tirar o seu cliente do Interesse e levá-lo para a ação.

Ontem, no encontro da Meraki, nós explicamos cada um desses 9 pontos para as quase 30 mulheres expatriadas que se reuniram conosco. Se você não pôde participar, vamos disponibilizar aqui o arquivo da apresentação para que você possa baixar e saber mais sobre este assunto. O download é grátis!


Um abraço,

Claudia Bom

Previous
Previous

Quais motivos te levaram a empreender nos EUA?